Ronda no Bairro movimenta espaços públicos com eventos culturais

A população da área comercial do Jacintinho, perímetro coberto pelo Programa Ronda no Bairro (PRB), já percebe e aprova as ações implementadas pelo programa no dia a dia do bairro. Além do patrulhamento de proximidade, que permite estreitar laços entre os cidadãos e os agentes de segurança, as intervenções culturais em espaços de convivência mútua também agradam moradores e comerciantes.

A Central de Abordagem Social é responsável por organizar atividades lúdicas e criar parcerias para proporcionar à comunidade momentos de lazer e entretenimento em praças e mirantes dentro do raio de atuação do Programa. Dentro da programação cabem palestras educativas, ginástica laboral, aulas de capoeira, encontro de hip hop e grafitagem, rodas de diálogos e pequenas excursões a espaços e exposições culturais.

Toda essa construção é feita em parceria com os próprios moradores e frequentadores desses ambientes, os eventos são propostos de acordo com as sugestões desses atores, um fator importante para que desenvolvam o sentimento de pertencimento, para que se sintam inseridos em um processo de construção coletiva.

A tendência é que a comunidade comece a se empoderar e entender que a responsabilidade pela preservação desses espaços públicos também é dela, e isso envolve a manutenção do local limpo, a preservação das quadras esportivas, dos brinquedos para as crianças e da iluminação pública, por exemplo.

“As pessoas precisam entender que todos nós temos uma parcela de responsabilidade na construção de uma sociedade mais harmônica. Através da participação ativa, de uma relação mais próxima entre agentes públicos e cidadãos podemos criar meios de prevenir a violência. Esse é um dos objetivos do Ronda no Bairro”, pontua o coordenador-geral do PRB, coronel RR Maxwell Santos.

Nesta sexta-feira (12), a partir das 17h, a Banda da Polícia Militar de Alagoas, se apresenta no Mirante Kátia Assunção, onde fica localizada a Casa de Direitos, no Jacintinho.

O Programa

O Ronda no Bairro é um programa de governo e está sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev); da Segurança Pública (SSP); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e tem por base os seguintes eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.

60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço: das 6h30 às 14h30 e das 14h30 às 22h30, de segunda a sábado; e aos domingos de 6h30 às 14h30. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).

Também rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

Ascom – 12/01/2018

(Visited 12 times, 1 visits today)